sábado, 29 de janeiro de 2011

Negócios de Sucesso. Parte 3 – A Brasileira, BuscaPé

Prosseguindo com as postagens sobre empresas de temos o orgulho de apresentar a história da brasileira, BuscaPé.


A empresa BuscaPé possui história semelhante a da Google e do Facebook, já que foi fundada por 4 estudantes de engenharia elétrica da USP, em 1999, liderados por Romero Rodrigues.
Romero Rodrigues
Três jovens universitários da USP (o quarto co-fundador entre posteriormente), necessitando comprar uma impressora, perceberam que não havia um serviço de busca e comparação de preços na internet, o que obrigava o consumidor a passar horas em frente ao computador, pesquisando diversos sites. Rodrigues em entrevista ao portal G1 afirmou que pesquisando a fim de comprar a impressora eles encontravam de tudo, “menos preço e avaliações, se o produto era bom ou não”.
Primeiramente a empresa tinha como sócios Os sócios-fundadores, Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi, e posteriormente entrou Rodrigo Guarino.
Após um ano de estudo para desenvolvimento, e algumas tentativas frustradas, já que as lojas físicas não forneciam seus preços, nasceu o BuscaPé, que tinha por fundamento a busca e a comparação de preços nas lojas online.
Os primeiros investimentos feitos foram fruto do salário do estágio dos estudantes, e os investimentos eram de R$ 100, R$ 150 por mês e ocorreram entre junho de 1998 até novembro de 1999, quando o site estava no ar rodando.
O nome da empresa inicialmente seria QuantoCusta, mas tal nome já existia. Rodrigo Borges, um dos co-fundadores, tinha listado diversos nomes sugestivos e em vigésimo lugar a palavra BuscaPé (nome regional de um tipo de bomba da família de fogos de artifícios), que agradou o grupo.
Atualmente o grupo BuscaPé possui escritório em São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Buenos Aires, Santiago e Bogotá. Apesar do aumento da concorrência, o Buscapé se tornou a principal fonte para comparar preços online no crescente mercado de e-commerce nacional e da América latina.
Romero Rodrigues com uma visão futurista e empreendedora não apenas criou o Buscapé, mas conseguiu enxergar o futuro do comércio eletrônico, e que pessoas passariam a comparar na internet desde material de casa até computadores novos.
No ano de 2005, a empresa faturou cerca de R$ 18 milhões. Em 2008 a previsão era que a empresa atingisse cerca de mais de R$ 50 milhões, já que estava previsto um crescimento de 70% ao ano. A empresa não divulga o faturamento.
Em 2009 a Buscapé, que foi a maior empresa de e-commerce idealizada no Brasil, foi vendida por US$ 342 milhões à gigante africana Naspers. O negócio envolveu uma fatia de 91% do grupo de sites de comparação de preços, deixando a gigante sul-africana como sendo a sócia majoritária. Romero Rodrigues, Rodrigo Borges, Ronaldo Takahashi e Rodrigo Guarino continuaram trabalhando na empresa. Já os sócios Guilherme Pacheco, Gustavo Guida Reis, José Guilherme Pierotti e Roberto Malta deixaram a sociedade com a transação. Os co-fundadores do BuscaPé entram para o rol dos milionários no Brasil.

Grupo BuscaPé
BuscaPé: líder em comparação de preços, e esta presente em mais 28 países da América Latina, inclusive no Brasil.
Bondfaro: Líder em pesquisa e informações de produtos o site oferece vídeos e avaliações de especialistas, assim como dos próprios usuários;
e-bit: Fonte de informações de e-commerce;
QueBarato: líder em classificados gratuitos, e está presente em 28 países, todos de língua hispânica ou portuguesa;
Wiki2Buy: Guia de compras colaborativo em formato wiki com informações sobre produtos, serviços e lojas.
Pagamento Digital: Plataforma de gerenciamento de pagamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário